EPISÓDIO DE ENSINO CORRIDA DE ARRANCADAS
CONTEÚDO CURRICULAR:
- Acoplamento de movimentos circulares
MODELO ROBÓTICO:
VÍDEO DE CONTEXTUALIZAÇÃO:
O vídeo mostra dois carros participando de uma prova de arrancada e servirá como motivação para os alunos realizarem a proposta do primeiro ciclo de aprendizagem.
1º CICLO DE APRENDIZAGEM: A EXPLORAÇÃO (30 min)
Proposta:
- Alunos devem programar o Rover para disputar uma corrida de arrancada
Orientações:
- Para evitar que um Rover cruze o caminho do outro, marque a posição de largada com uma fita adesiva. Para a largada os alunos deverão posicionar o seu Rover com as duas rodas sobre a fita, assim eles percorrerão caminhos paralelos. O tamanho da fita deve ser suficiente para que caibam espaçadamente sobre ela todos os Rovers que disputarão a prova.
- Embora não seja aconselhado o professor estimular, caso queiram, os alunos podem explorar outras peças do kit para tentar vencer a corrida.
- Ao perceber que os alunos estão estagnados passe ao próximo ciclo do episódio de ensino.
- Se algum grupo conseguiu cumprir a proposta, peça-os para socializar como foi feito.
- A proposta pode ser executada com a utilização de apenas um bloco de movimento dos motores
2º CICLO DE APRENDIZAGEM: INTRODUZINDO O CONCEITO (20 min)
- Comece esse ciclo perguntando para os alunos sobre o funcionamento do automóvel. O que o motorista faz para que o carro corra mais?
- O vídeo do link tem uma boa explicação sobre o funcionamento do câmbio de um automóvel e pode ser utilizado para ajudar na abordagem teórica do conceito.
- A simulação do link ajuda a explicar a relação entre a frequência de giro e o tamanho da engrenagem
- É aconselhável explicar também a mudança no torque provocada pela diferença de tamanho das polias acopladas. A bicicleta de marchas é um bom exemplo a ser citado.
3º CICLO DE APRENDIZAGEM: APLICANDO O CONCEITO (20 min)
Proposta:
- Os alunos devem programar o Rover para arrastar uma carga por três superfícies diferentes.
Orientações:
- Fazer o Rover parar sobre a linha de chegada gastando o menor tempo possível.
- Os alunos precisam saber a distância entre as linhas de partida e de chegada. O professor pode informar esse valor ou pedir para que eles realizem a medida.
- É aconselhável deixar os alunos definirem a relação de engrenagens que vão utilizar e que eles encontrem a relação de giro entre elas.
- Os alunos conseguem cumprir o proposto utilizando apenas um bloco de mover o motor.
Proposta complementar:
- Colocar os Rovers para disputarem uma corrida com ida e volta.
Orientações:
- Marque a posição de largada e de inversão no sentido do movimento com uma fita que contraste com a base do local onde será disputada a corrida.
- A corrida pode ser disputada como o Rover indo de frente e voltando de ré, ou se o professor quiser dificultar um pouco mais, pode pedir para os alunos programar o robô para que ele faça a curva de 180 graus sobre seu eixo e volte de frente.
- Em ambos os casos os alunos podem programar o Rover de duas formas:
|--> Da forma vetorial: O Rover sabe quando ele precisa virar e voltar a partir da contagem do número de voltas da roda. Nesse caso os alunos precisam descobrir quantas voltas a roda dá para sair da largada e chegar na linha de retorno para conseguir êxito no processo. Nesse caso só serão utilizados dois blocos de mover o motor, um para a ida e outro para a volta
|--> Da forma autônoma: O Rover utiliza o sensor de cor e sabe a posição que precisa voltar quando ler uma cor diferente na pista (razão pela qual as marcas devem contrastar com a cor do piso). Nesse caso será preciso utilizar a ferramenta comutação para programar e dentro de cada opção do bloco inserir o bloco que comanda o movimento dos motores.
BOA AULA!






